Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10469
Título: A representação do lugar social do poeta no Principado de Augusto a partir das Epístolas de Horácio
Autor(es): SILVA, C. F. P.
Palavras-chave: História Romana;Principado;Literatura Latina;Horácio;
Data do documento: 28-Set-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SILVA, C. F. P., A representação do lugar social do poeta no Principado de Augusto a partir das Epístolas de Horácio
Resumo: O objetivo geral de nossa tese é o de considerar o modo como a persona epistolar construída por Horácio em suas Epístolas relaciona-se com a sua posição dentro da sociedade romana, levando em conta a figura do poeta como guia em meio ao processo de formação do Principado de Augusto. Dessa forma, procuramos analisar o modo como Horácio posiciona-se frente à tradição literária, refletindo sobre a escolha do gênero epistolar, sua circulação no mundo romano e com quais discursos ele dialoga nessas obras. Também é nosso intento discutir como, na construção do éthos epistolar, Horácio se apresenta como exemplo a ser seguido pelos novos membros da elite romana, apropriando-se da cenografia epistolar para se autorrepresentar como alguém bem-sucedido e que, a partir de então, passaria a proferir conselhos sobre a melhor forma de se portar na vida social romana. Ainda, visamos a identificar o papel e a função social que Horácio assinala para os poetas e escritores, relacionando isso à formação de um novo regime, o Principado, e ao patronato. Para tal investigação, utilizamos como metodologia os pressupostos provenientes da Análise do Discurso, bem como os conceitos de lugar social de Michel Pêcheux, representação de Roger Chartier e de práticas discursivas e éthos de Dominique Maingueneau.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10469
Aparece nas coleções:PPGHIS - Teses de doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_8071_Tese finalizada (Camilla Ferreira Paulino da Silva).pdf2.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.